Cuidados com seu ZPZ

Cada sapato possui um jeito certo de limpar. Abaixo você encontrará a maneira correta de limpar seu ZPZ.

Evite molhar seus calçados, muito menos mergulhe-o na água. Porém, se isso acontecer, deixe ele secando na sombra (o sol e fonte de calor pode prejudicar o produto). Você poderá colocar um jornal dentro do sapato, assim ele absorverá melhor a umidade.

Após usar seus sapatos, deixe-os em ambiente arejado antes de guarda-los. Lembrando que ambientes muito úmidos como banheiros ou áreas de serviço, não são indicados para isso.

Independente do material do seu sapato, delicadeza é palavra-chave. Jamais esfregue com força ou passe esponjas grossas.

O ideal é sempre guardar seus sapatos com fôrmas próprias ou preenchendo seu interior com papel ou jornal amassado. Botas de cano alto podem ser preenchidas com revistas enroladas, ajudando assim a manter seu formato intacto.

 

CALÇADOS EM COURO:

A melhor maneira de limpar um calçado de couro é umedecer uma flanela e passá-la delicadamente sobre sua superfície e interior. Já para limpar a sola, prefira uma escova com cerdas macias. Lembre-se ainda de não molhar demais seus calçados, o resultado pode ser desastroso! Produtos químicos como detergente e sabão, que não são específicos para couro, podem danificar o material, então, descarte eles da sua lista de limpeza para calçados.

CALÇADOS EM COURO TIPO NOBUCK OU CAMURÇA:

Para couro tipo nobuck ou camurça, prefira escovas com cerdas supermacias. Passe-as ainda secas sobre a superfície do sapato. E para retirar uma sujeira mais pesada, misture um pouco de água com condicionador (de cor branca) e passe no calçado. Para modelos de cores claras, utilize uma borracha escolar para "apagar" as manchas.

Dicas importantes:

§ Sapato de couro claro: sabe aquela mancha que não sai de jeito nenhum? Experimente passar um paninho umedecido com gasolina! A clara em neve também é uma ótima maneira de limpar couro claro;

§ Sapato de couro escuro: esfregar com a parte interna de uma casca de banana;

§ Couro mofado: primeiro, limpe o calçado normalmente, em seguida esfregue as manchas com vaselina ou glicerina e finalize passando uma flanela;

§ Sapato envernizado: limpe-o com uma mistura de leite frio e suco de limão;

§ Manchas de gordura: aplique uma mistura pastosa de álcool com giz sobre a mancha, deixe secar e depois esfregue com a ajuda de uma flanela;

§ Manchas na camurça: esfregar um miolo de pão fresco ajuda a tirar muitos tipos de manchas, mas se a mancha for de gordura, esfregue com um algodão molhado com éter.